Moçambique

  • Hidroelétrica de Cahora Bassa

Hidroelétrica de Cahora Bassa

Descrição

O Aproveitamento de Hidroelétrico de Cahora-Bassa localiza-se no rio Zambeze, nas proximidades do Songo, província de Tete, em Moçambique.

O aproveitamento é essencialmente constituído pela barragem (abóbada em betão de dupla curvatura com cerca de 170 m de altura máxima acima de fundação, com comprimento de coroamento de 303 m à cota 331m e espessuras de 23 m e 4 m na base e no topo da consola central respetivamente), que cria uma albufeira com capacidade máxima de armazenamento de 65 km3 , e pela central subterrânea com 5 grupos geradores de 480 MVA, escavada no maciço rochoso da margem direita, que inclui as tomadas de água, as chaminés de equilíbrio e as galerias de restituição. Aquando da elaboração do projeto foi prevista uma segunda central, na margem esquerda (norte), também subterrânea, a construir em 2ª fase.

Actividades

  • Instalação em 2000 da primeira versão do sistema de informação SACODA (Safety Control of Dams), e formação dos técnicos da Hidroelétrica de Cahora-Bassa (HCB) responsáveis pela sua utilização e exploração. Desde 2000 até 2017 este sistema foi sendo alvo de vários “upgrades”, tendo sido instalada em Agosto de 2017 a ultima versão (8.0).
  • Instalação em Agosto de 2015 da primeira versão do programa SACODA PDA, aplicação desenvolvida para dispositivos PDA, para recolha dos dados em obra, bem como, uma introdução expedita desses mesmos dados no sistema de gestão de dados da observação e que é gerido pelo sistema de informação SACODA 7.0, e formação dos técnicos da HCB responsáveis pela sua utilização.
  • Instalação em 2010 na barragem, em parceria com a empresa Quantific, de um sistema de monitorização em contínuo do comportamento dinâmico da barragem, e formação dos técnicos da HCB responsáveis pela sua utilização e exploração. Este sistema foi complementado em 2013 com três acelerómetros triaxiais, para monitorizar também a ação sísmica.
  • Consultoria desde 2016 à HCB na manutenção do sistema de informação SACODA.
  • Realização em 2017 de ações de formação em MATLAB e SAP2000 dirigidas aos técnicos de controlo da segurança da HCB recorrendo a exemplos de aplicação relevantes para as atividades de controlo da segurança da obra.